segunda-feira, 27 de junho de 2011

Relações Raciais Modulo VI

ATIVIDADE DO MODÚLO VI



MISCIGENAÇÃO  A MISTURA DE UM POVO FELIZ!

PLANO  DE  AULA
OBJETIVO:  Conhecer um pouco da história  e  as influências da miscigenação  na formação do povo  brasileiro.
CONTEÚDO: Miscigenação e a as influências na cultura brasileira.
METODOLOGIA: No primeiro momento fizemos uma roda de conversas, sobre os primeiros habitantes do nosso país, e as transformações   que ocorreram ao longo do tempo, então após debates falamos sobre o termo miscigenação  e as influências na cultura nacional, como: músicas, culinárias, artesanato.
Depois de explorarem com conversas o tema abordado, fizemos observações dentro da própria sala, onde perceberam várias diferenças de um  ser para outro constatando a miscigenação.
Por ultimo fizeram vários recortes com colagem, revelando o que entenderam sobre o tema abordado.
SÍNTESE
Com o desenvolvimento da aula percebeu-se que o tema trabalhado foi de grande importância  pois puderam obter uma compreensão maior,  sobre o que é miscigenação e a influência na cultura do povo brasileiro, constatando de uma maneira simples que todos tem sua contribuição na formação do povo brasileiro, e que o Brasil é um país de várias etnias, mas de um povo feliz.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Relações raciais e educação na sociedade brasileira



Módulo V

Pensamento social brasileiro e a construção do racismo



Ao debater o assunto com os alunos do 3ºano os alunos tiveram a seguinte definição de o índio mora na mata e que o negro era escravo , e os europeus são pessoas ruins que exploravam nosso país e escravizam pessoas , quando chegou a vez de falar sobre os asíaticos eles não souberam falar muito ,acredito que é porque os asiáticos não fazem parte da nossa história ,já quando se trata de negros ,índios e europeus se torna mais fácil discutir ,pois essas três raças fazem parte da nossa história .

Em nossas salas de aula dá para perceber o preconceito ,principalmente com o negro, sabemos que ninguém gosta de ser chamado de negro ,mesmo se essa pessoa for mesmo negro .

Cabe à nós educadores a tarefa de estar trabalhando o preconceito com nossos alunos ,mostrando a eles a importância do negro e do índio,e que todos somos seres humanos dotados de inteligência e capacidade ,e que ninguém é melhor do que o outro e a cor não influência em nada,e que uma sociedade só viverá com dignidade havendo respeito entre um para com o outro.